Blog do Moisés Dutra
Política

Roberto Cidade é eleito pela quarta vez presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

Com os votos de 22 dos 24 deputados, Roberto Cidade (União Brasil) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) pela quarta vez nesta quarta-feira (30/10). O deputado Daniel Almeida (Avante) foi o único voto contrário.

A nova eleição ocorreu após decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cancelou a terceira eleição de Cidade, realizada em abril de 2023 e que antecipava seu mandato para 2025-2026.

Com apoio amplo dos colegas, Cidade e os demais deputados optaram por uma nova votação.

Desde sua eleição como deputado estadual em 2018, Cidade tem mantido forte apoio na Casa. Ele assumiu a presidência da ALE-AM pela primeira vez em 2020 e foi reeleito em 2021 e 2023.

Com esta nova eleição, seguirá no comando para o biênio 2025-2026.

Entenda o que levou Zanin a suspender os efeitos da eleição passada para Mesa Diretora da Assembleia

Na última segunda-feira (28), o ministro Cristiano Zanin atendeu parecer da Procuradoria-Geral da República que pedia pela suspensão dos efeitos da eleição para Mesa Diretora da Assembleia, ocorrida em abril do ano passado.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi movida pelo partido Novo, que questionava as emendas constitucionais locais que permitiram a recondução de Roberto Cidade ao cargo de presidente de maneira antecipada.

Na ocasião, Cidade defendeu que outras assembleias, como a de Sergipe, também anteciparam eleições, mas reforçou que cumpriria a decisão.

Cidade também destacou que a “decisão interna corporis” cabia ao parlamento estadual, e que, pela vontade da maioria, poderia concorrer novamente à presidência da Casa.

Um segundo pedido de ADI, protocolado pela PGR, igualmente questiona o procedimento de reeleição de abril de 2023, destacando que tal prática violaria a jurisprudência do STF.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais