Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (07/11), a conselheira Yara Lins foi reeleita para a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2026-2027, tornando-se a primeira mulher a ser reconduzida ao cargo no comando da Corte de Contas amazonense. O mandato atual da presidente se encerra em dezembro de 2025.
A reeleição de Yara Lins foi possível graças a uma mudança no Regimento Interno do TCE-AM, aprovada no último dia 5 de novembro. A proposta de alteração foi consolidada no Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 7 de 2024, encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde recebeu aprovação dos deputados estaduais na quarta-feira (06/11).
Na mesma eleição, o colegiado escolheu o conselheiro Josué Cláudio Neto como vice-presidente do TCE-AM e designou o conselheiro Luis Fabian Barbosa para a corregedoria da instituição.
Embora a possibilidade de reeleição no TCE-AM já estivesse estabelecida desde 1996, ela era considerada apenas internamente, limitada ao Regimento Interno.
Com uma carreira que abrange quase cinco décadas de serviço ao TCE-AM, Yara Amazônia Lins iniciou sua trajetória como taquígrafa em 1975 e tornou-se conselheira em 2014. Durante sua primeira gestão como presidente, foi responsável pela modernização do tribunal, incluindo a criação de um dos maiores data centers da Região Norte, o que trouxe avanços significativos para a eficiência da Corte de Contas.