O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua visita a Manaus neste domingo (17), deve visitar o maior bairro indígena do Brasil, a comunidade Parque das Tribos, que abriga 37 etnias diferentes. A visita faz parte de uma agenda para dialogar com líderes indígenas e locais envolvidos na preservação da floresta amazônica, marcando a primeira visita de um presidente norte-americano à região. A informação foi confirmada pela CNN Brasil.
Nesta terça-feira (12), a equipe de Biden estava analisando três possíveis locais para sua visita, segundo noticiou o jornal Folha de S. Paulo. Os assessores dele estariam considerando três locais para a visita: o Musa (Museu da Amazônia), o Porto de Iranduba e Novo Airão, conhecido pelo arquipélago fluvial de Anavilhanas. A intenção era que o presidente gravasse uma mensagem sobre a Amazônia em um desses locais.
A visita será breve, com Biden permanecendo cerca de quatro horas na capital amazonense. A Casa Branca destacou que o foco será em questões ambientais e de proteção do ecossistema. Inicialmente, havia a expectativa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participasse da agenda, mas o Palácio do Planalto não confirmou sua presença. Após Manaus, Biden segue para o Rio de Janeiro, onde participará da cúpula do G20 e de um encontro bilateral com Lula. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, acompanhará o presidente nas agendas no Brasil.