A britânica Maureen Rainford, de 54 anos, morreu após ingerir o famoso Ayahuasca, chá com potencial alucinógeno, durante um retiro espiritual na Bolívia.
Rochel, filha de 32 anos de Maureen, foi comunicada por um funcionário do resort sobre uma “emergência médica” envolvendo sua mãe durante o retiro. Foi relatado a ela que Maureen começou a se sentir mal logo após ingerir o chá, com a frequência cardíaca e a respiração diminuindo rapidamente. Apesar das tentativas de reanimação, Maureen faleceu uma hora depois, antes que a assistência médica chegasse.
Deveria haver um médico treinado de prontidão quando drogas alucinógenas estão sendo distribuídas em uma área remota. Um dos funcionários tentou insistir que ela deveria ser cremada na Bolívia, pois seu corpo se decomporia, mas eu não queria nenhum acobertamento”, disse Rochel ao The Sun.
Rochel contou ao jornal que, após entrar em contato com o consulado britânico na Bolívia, o corpo de sua mãe foi repatriado. Ela detalhou que a autópsia revelou que sua mãe faleceu em decorrência de um ataque cardíaco