Manaus/AM – Em nova fase da Operação Barões do Arcanjo, deflagrada na manhã dessa quinta-feira (12), a Polícia Federal (PF) atua para desarticular um complexo esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região do alto e médio Rio Negro, com foco na cidade de São Gabriel da Cachoeira.
As investigações, iniciadas após a primeira fase da operação, permitiram identificar um dos principais líderes da organização criminosa. Através da análise de dados telefônicos, a PF descobriu que este indivíduo era responsável pela coordenação logística do tráfico de drogas, pela lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada e pela ocultação de bens adquiridos com recursos ilícitos.
O grupo criminoso utilizava um esquema sofisticado para ocultar suas atividades criminosas. As investigações apontaram para o uso de códigos e termos disfarçados em conversas entre os suspeitos, além do rastreamento de grandes quantidades de drogas em transporte. Para lavar o dinheiro obtido com o tráfico, os criminosos criaram empresas de fachada, como um bar e um centro empresarial, ambos ligados ao líder da organização.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão na capital amazonense. As penas para os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
A PF continua as investigações para identificar e prender outros integrantes da organização criminosa.