Manaus/AM – O Ministério da Saúde anunciou a transferência de mais de R$ 1,9 milhão para o Programa Saúde na Escola (PSE) no Amazonas, beneficiando 55 municípios do estado. O repasse faz parte de um total de R$ 90,3 milhões destinados a ações de saúde escolar em todo o Brasil. Com o objetivo de atender cerca de 645 mil estudantes, os recursos serão usados para promover atividades como prevenção da obesidade, promoção da atividade física, saúde mental, entre outras.
Os repasses serão feitos com base no desempenho dos municípios nas ações do PSE. No primeiro ano do ciclo, os repasses foram calculados conforme o número de estudantes, enquanto no segundo ano, serão avaliados dois indicadores: a cobertura das escolas pactuadas e o desempenho nas atividades prioritárias do programa.
O PSE é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e visa contribuir para a formação integral dos estudantes, integrando políticas de saúde e educação nas escolas públicas. O programa também é opcional para as escolas privadas.