Manaus/AM – O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou, na quinta-feira (09), a rede de fast food Burger King por suposta indução ao erro dos consumidores em uma promoção de seu novo sanduíche. A ação ocorreu após a constatação de que o Amazonas não foi incluído na promoção, além de informações importantes estarem em letras pequenas.
A notificação se deu após diversas denúncias de consumidores nas redes sociais, que alegaram que a lanchonete estava oferecendo um sanduíche gratuito a advogados, mediante apresentação da carteira da OAB, mas que o Amazonas não participaria da promoção. A campanha, divulgada na quarta-feira (08), é válida entre 13 e 15 de janeiro.
De acordo com Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, a ação visa proteger o consumidor e garantir que os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) sejam respeitados. “A publicidade enganosa é uma infração grave que compromete a relação de confiança entre consumidor e fornecedor”, disse.
O órgão solicitou esclarecimentos tanto à franquia local quanto à empresa nacional, visando verificar a forma como a promoção foi divulgada e evitar que consumidores se desloquem até as lojas sem conseguir participar. A medida tem como objetivo proteger os direitos dos consumidores, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe práticas enganosas.
A rede tem até 10 dias para responder e corrigir possíveis irregularidades.
Dúvidas ou reclamações
Em caso de problemas, o consumidor pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor, localizado na avenida André Araújo, nº 1.500, Aleixo. Também é possível fazer denúncia ou reclamação através do site https://www.procon.am.gov.br/. O Procon disponibiliza também o atendimento por meio dos números 0800 092 1512/ (92) 33215