Blog do Moisés Dutra
MundoNotícias

Após impasse, Netanyahu confirma acordo de cessar-fogo com o Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, anunciou que foi alcançado um acordo de cessar-fogo com o Hamas, que inclui a libertação de reféns israelenses. A decisão depende da aprovação do gabinete de segurança, que se reunirá ainda nesta sexta-feira (17).

Netanyahu havia adiado a reunião que ratificaria a trégua, acusando o Hamas de rejeitar termos do acordo. O grupo, no entanto, negou as acusações e confirmou que os impasses foram resolvidos. O acordo, mediado por autoridades internacionais, prevê a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos e deve entrar em vigor no domingo, se aprovado. Além disso, o Egito prepara envio de ajuda humanitária para Gaza, enquanto a comunidade internacional aguarda os próximos passos.

Nos EUA, o presidente Joe Biden e o presidente eleito, Donald Trump, disputam o crédito pela negociação. Biden destacou que os termos seguem sua proposta inicial, enquanto Trump vinculou o acordo à sua vitória eleitoral.

A população israelense demonstrou apoio ao cessar-fogo, reunindo-se em Tel Aviv para pressionar pela aprovação do acordo.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais