O aguardado encontro entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia, respectivamente, que estava acontecendo na Casa Branca, terminou em tensão, bate-boca e na suspensão do acordo sobre terras raras. O presidente americano exigiu que o líder ucraniano aceitasse um cessar-fogo com Vladimir Putin, enquanto Zelensky criticou a postura de Trump e cobrou mais apoio dos EUA.
Diante da escalada verbal, a entrevista coletiva prevista foi cancelada. Trump declarou que Zelensky “não está pronto para a paz” e acusou o ucraniano de “jogar com a Terceira Guerra Mundial”. O vice-presidente J.D. Vance reforçou a crítica, cobrando gratidão pela ajuda americana.
O encontro ocorreu em meio às pressões de Trump por um acordo mineral com a Ucrânia e à tentativa dos EUA de se desengajar do conflito, alinhando-se a negociações diretas com Moscou. A Casa Branca afirmou que o presidente dos EUA não descartou o acordo, mas vai aguardar que a Ucrânia “esteja pronta para ter uma conversa construtiva”.

