Blog do Moisés Dutra
ManausNotícias

Governo presta atendimento social às famílias atingidas pela forte chuva em Manaus

Manaus/AM – O Governo do Amazonas segue atuando no atendimento às famílias afetadas pela forte chuva que atingiu a capital na tarde de terça-feira (04), por meio  de uma força-tarefa montada com o apoio de vários órgãos estaduais. Além do suporte às pessoas desabrigadas na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, o Governo também atua no Beco Traíra, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, onde está sendo realizado levantamento social junto às famílias. 

Esse trabalho conta com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que já registrou mais de 40 famílias afetadas pela alagação e com perdas parciais de móveis, eletrodomésticos, documentação, entre outros. 

Ao todo, 20 técnicos da Seas estão atuando em dois pontos da capital, sendo eles na Escola Estadual Rui Barbosa Lima, no bairro Armando Mendes, onde estão abrigadas as famílias da comunidade da Sharp, área de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), e no Beco Traíra, no bairro Jorge Teixeira. Até o momento, mais de 60 famílias já receberam atendimento social das equipes da secretaria.  

No atendimento inicial, o foco é no levantamento sobre as perdas materiais de cada família. Por fim, cada pessoa é encaminhada para os órgãos do Governo do Amazonas capacitados para atender as necessidades.  

Para as famílias que estão abrigadas na Escola Estadual Rui Barbosa Lima, foram preparadas e entregues 100 refeições. Mais 120 estão previstas para serem entregues, às 18h, desta quarta-feira (05). 

Atuação

Ao longo do dia, diversos órgãos do estado, como a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Superintendência de Habitação (Suhab), Defesa Civil do Amazonas e Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), atuaram para garantir a assistência às famílias afetadas pela chuva. 

Desde o início da chuva, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil têm monitorado as ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra em vários bairros da capital. Foram registrados cerca de 190 chamados. As equipes já realizaram 68 resgates de vítimas isoladas pela enchente e continuam de prontidão para atender novos casos.   

A Defesa Civil segue acompanhando as condições meteorológicas e os riscos em diferentes áreas, repassando informações à Defesa Civil Municipal e coordenando ações de evacuação quando necessário. As equipes da UGPE também estão presentes nas áreas de intervenção do Prosamin+, garantindo suporte às famílias atingidas.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais