Manaus/AM – A obra do viaduto Rei Pelé, uma das mais aguardadas de Manaus, está 87% concluída e deve ser entregue até maio. O prefeito David Almeida realizou, nesta terça-feira (11), uma vistoria técnica no local, acompanhado pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, vereadores e técnicos da prefeitura. O complexo viário, situado na zona Norte, faz parte do conjunto de intervenções para melhorar a mobilidade urbana da capital, que recebe mais de cinco mil novos veículos por mês.
Durante a visita, o prefeito destacou a complexidade do projeto e garantiu que a obra será concluída dentro do prazo.
“A obra está seguindo o cronograma e nossa previsão é finalizar até 30 de abril. Muito provavelmente, na primeira quinzena de maio, vamos entregá-la à população. Quero agradecer à equipe da Secretaria de Infraestrutura e à empresa responsável pela construção, pois esse é um projeto complexo, com diversas interferências no entorno, mas nosso planejamento está sendo executado e Manaus receberá essa grande obra de mobilidade”, afirmou David Almeida.
O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, também destacou os impactos positivos do viaduto para o trânsito da cidade.
“Manaus recebe mais de 5 mil veículos novos por mês e nossas vias precisam se modernizar. Esse viaduto estava há mais de 20 anos no papel e agora se tornou realidade. Estamos trabalhando dia e noite para entregá-lo até maio”, garantiu.
Benefícios diretos para a população
Para o vice-presidente de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Leda Júnior, a obra reduzirá significativamente o congestionamento na área.
“Antes, aproximadamente 7 a 8 mil veículos ficavam retidos aqui nos horários de pico. Agora, com as novas alças, vamos reduzir cerca de 30% desse fluxo, proporcionando mais segurança e mobilidade para os motoristas”, explicou.
Fiscalização e impacto na cidade
A vistoria contou com a presença de mais de 25 vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis, que ressaltou a importância da obra para a cidade.
“O que antes era uma rotatória, agora se tornará o complexo viário Rei Pelé, um grande avanço para a mobilidade urbana. A presença do Legislativo reforça nosso compromisso com a fiscalização e o cumprimento dos prazos”, disse David Reis.
Para os trabalhadores envolvidos na obra, além da importância para a cidade, o viaduto representa sustento e orgulho. “É daqui que a gente leva o pão de cada dia para casa. É um motivo de orgulho contribuir para minha cidade, porque eu moro aqui”, disse o armador da obra, Ademir Lopes.

