Os principais índices das bolsas de valores da Europa encerraram o pregão desta quinta-feira (12/3) em queda, refletindo a preocupação com uma possível guerra comercial global. O índice Stoxx 600, que reúne as 600 maiores empresas europeias, recuou 0,19%, enquanto o DAX, da Bolsa de Frankfurt, caiu 0,48%. Em Paris, o CAC 40 registrou perdas de 0,64%, e o FTSE 100, de Londres, manteve estabilidade com leve alta de 0,02%.
A instabilidade foi agravada por declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou impor uma tarifa de 200% sobre produtos alcoólicos da União Europeia, caso o bloco não retire as tarifas aplicadas como retaliação aos EUA. Trump classificou a UE como “hostil e abusiva” em relação às políticas comerciais, aumentando os temores de uma escalada nas tensões econômicas entre as potências.
Desde quarta-feira (12/3), tarifas de 25% sobre aço e alumínio importados pelos EUA já estão em vigor, afetando países como o Brasil. Em resposta, a União Europeia e o Canadá anunciaram medidas de retaliação, intensificando o clima de incerteza nos mercados globais e pressionando os índices econômicos.