Blog do Moisés Dutra
AmazonasManausNotícias

CMM deve votar nesta segunda em projeto que amplia poderes da Guarda Municipal

Manaus/AM – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve votar nesta segunda-feira (7), um Projeto de Lei Complementar que autoriza a Guarda Municipal a atuar de forma ostensiva na segurança urbana, semelhante às funções exercidas pelas polícias. A proposta prevê ainda que os agentes possam realizar prisões em flagrante durante suas ações. Se aprovado em plenário, o texto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O projeto é de autoria do vereador Capitão Carpê e foi apresentado em 26 de fevereiro, poucos dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que municípios podem legislar para permitir a atuação ostensiva de guardas municipais. A proposta altera a Lei Complementar nº 16/2021, acrescentando um inciso ao artigo 5º que estabelece como atribuição da Guarda “atuar, preventiva, ostensiva e permanentemente” em todo o território municipal, protegendo a população e o patrimônio público local.

Segundo a decisão do STF, guardas municipais têm autorização para fazer policiamento ostensivo e comunitário, desde que respeitando os limites legais e em cooperação com as polícias Civil e Militar. A atuação, no entanto, deve se restringir a áreas e serviços municipais, e sempre sob a supervisão do Ministério Público. O vereador defende que a iniciativa é amparada pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município, que garantem autonomia aos municípios para legislar sobre assuntos de interesse local.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais