Blog do Moisés Dutra
MundoNotícias

‘Fim dos dias’, dizem empresários diante de tarifaço de Trump

Empresários americanos estão em alerta após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas de até 145% sobre produtos chineses. Rick Woldenberg, CEO da Learning Resources, viu sua previsão de custos saltar de US$ 2,3 milhões para mais de US$ 100 milhões em 2025, colocando em risco a operação de sua empresa de brinquedos educativos. Em conversa com o Los Angeles Times, ele lamentou: “Num estalar de dedos, estão destruídos”. 

As tarifas representam o fim de uma era de bens baratos nos EUA. Por décadas, fábricas chinesas dominaram a produção de produtos como brinquedos, livros e eletrônicos, sustentadas por uma cadeia global eficiente e de baixo custo. Agora, com as novas barreiras, preços devem disparar e o crescimento econômico será afetado. A Universidade de Yale estima que o impacto nas tarifas pode reduzir o PIB dos EUA em 1,1 ponto percentual em 2025.

Empresas buscam alternativas, mas enfrentam altos custos e falta de infraestrutura nos EUA. Fabricantes como a MGA Entertainment tentam reduzir a dependência da China, mas se deparam com ameaças de tarifas também em outros países asiáticos. A incerteza e a rapidez das mudanças têm desestabilizado o setor, levando empresários a adiar projetos e cortar pedidos por temer que os consumidores não consigam arcar com os novos preços.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais