Blog do Moisés Dutra
BrasilNotícias

Petrobras elege conselho com poucas alterações nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (16), a Petrobras elege seu novo conselho de administração, com poucas mudanças em relação à composição de 2024. A eleição foi antecipada após a renúncia do advogado Marcelo Gasparino, representante dos minoritários. O conselho tem 11 cadeiras, sendo que oito estarão em votação. Grandes investidores continuam a disputar vagas tradicionalmente ocupadas pela União, utilizando estratégias como o voto múltiplo, que permite a eleição separada dos candidatos.

O governo indicou oito nomes para a disputa, incluindo cinco membros do atual conselho. Entre eles, Magda Chambriard, presidente da estatal, e secretários de órgãos federais. Além disso, espera eleger o engenheiro José Fernando Coura para substituir Vitor Saback. Por outro lado, acionistas minoritários indicaram três candidatos: Juca Abdalla, já membro do conselho, Aloisio Macário Ferreira de Souza e Thales Kroth de Souza, que buscam garantir maior representação.

Duas cadeiras dos minoritários, ocupadas por Francisco Petros e Jerônimo Antunes, e a vaga da representante dos trabalhadores, Rosângela Buzanelli, não estarão em disputa, pois possuem mandatos válidos até 2026.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais