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Em meio ao tarifaço de Trump, Brasil busca ampliar relações comerciais na Europa

Em meio ao impacto do novo “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo Lula prepara o envio de uma comitiva à Europa para tentar ampliar as relações comerciais. A missão será composta por representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e do Ministério das Relações Exteriores. A viagem está marcada para acontecer entre os dias 23 e 30 de abril, com passagens por Portugal, Polônia e Bélgica.

A movimentação ocorre em um momento de tensão no comércio internacional. Mesmo com superávit para os EUA, a Embaixada Americana em Brasília divulgou nota citando o Brasil como um dos países que “sufocam” parte da economia norte-americana. Especialistas e diplomatas defendem que o Brasil diversifique seus parceiros comerciais, fortalecendo laços especialmente com a Europa e a Ásia.

Segundo a Apex, a comitiva brasileira será formada por integrantes do governo e empresários de setores como café e frutas. Estão previstas reuniões voltadas para comércio e investimentos, ciência, tecnologia, inovação e agricultura. O presidente da Apex, Jorge Viana, acredita que o “tarifaço” pode acelerar a ratificação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, firmado em 2024 após anos de negociações.

A missão brasileira visitará Lisboa (23 e 24/4), Varsóvia (25 e 26/4) e Bruxelas (28 e 29/4). A expectativa é de que a iniciativa contribua para reforçar o compromisso do Brasil com a abertura comercial, a sustentabilidade e o fortalecimento de laços estratégicos com o mercado europeu. O acordo Mercosul-UE ainda aguarda aprovação pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu.

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