O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, conforme informou seu gabinete pessoal neste domingo (18). A doença já teria se espalhado para os ossos.
Segundo o comunicado, Biden passou por exames na semana passada após apresentar sintomas urinários persistentes, o que levou à detecção de um novo nódulo na próstata. Na sexta-feira, foi confirmado o diagnóstico de câncer, com um escore de Gleason 9 (Grupo Grau 5) e metástase óssea.
Apesar da gravidade, a nota informa que o câncer é sensível a hormônios, o que possibilita tratamentos com boas chances de eficácia. Biden e sua família estão atualmente avaliando as opções terapêuticas com sua equipe médica.
Ele permanece em sua residência em Wilmington, Delaware, neste fim de semana, segundo fontes próximas. Ainda não há confirmação sobre o local de tratamento.
A notícia surge dias após um porta-voz revelar que Biden havia sido avaliado por conta de um “pequeno nódulo” identificado na próstata. As preocupações com sua saúde e idade acompanharam seu mandato e se intensificaram após o debate com Donald Trump em junho do ano passado.
Em fevereiro de 2024, Biden foi submetido a um check-up no Centro Médico Militar Walter Reed. À época, o médico Dr. Kevin O’Connor declarou que não havia novas preocupações e considerou o ex-presidente “apto para o serviço”.