A Polícia do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) divulgou detalhes sobre a operação que resultou na apreensão de drogas avaliadas em R$ 12 milhões, em uma embarcação que seguia pelo Alto Solimões com destino a Manaus.
“Nas últimas semanas, estamos realizando diversas operações, principalmente em relação a essa droga que vem do Alto Solimões. Esse barco descia da cidade de São Paulo de Olivença, uma embarcação muito grande. Foram encontrados, ocultos, aproximadamente 150 quilos de pasta base de cocaína. Um prejuízo de R$ 12 milhões, mas um verdadeiro ‘baque’ para essas organizações que utilizam essa rota para tentar escoar a droga para a capital e, posteriormente, para outros estados”, explicou o delegado Bruno Fraga.
O navio regional chamou a atenção da fiscalização por transportar apenas 20 passageiros, apesar de ter capacidade para 500.
“Só a venda de passagens, nesse caso, não chegaria nem perto de cobrir os custos da viagem. Apenas com combustível, são necessários 11 mil litros para realizar a travessia. Durante as buscas, identificamos uma câmara frigorífica onde a droga estava escondida. A embarcação também apresentava placas nas paredes que haviam sido recentemente substituídas, ou seja, toda vez que chegava a Manaus era desmontada para a retirada dos entorpecentes. Não foi a primeira vez que essa embarcação foi utilizada para o transporte de drogas”, informou o delegado Thomaz Vasconcelos.
Ainda de acordo com o delegado, a droga teria vindo, supostamente, do Peru. Os suspeitos detidos serão encaminhados para audiência de custódia.

