Blog do Moisés Dutra
BrasilNotícias

EUA restringem vistos a autoridades envolvidas em censura a americanos

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira (28) a imposição de restrições de vistos para autoridades estrangeiras consideradas “cúmplices de censura a americanos”. Embora tenha citado a América Latina, Rubio não especificou os nomes que serão afetados, mas mencionou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode ser um dos alvos.

A medida faz parte de uma nova política do Departamento de Estado norte-americano que visa coibir autoridades que emitam ou ameaçam emitir mandados de prisão contra cidadãos americanos ou residentes dos EUA por publicações em redes sociais, e que adotem práticas de censura que impactem os direitos dos americanos. Redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e X, plataformas americanas, são especialmente citadas na medida.

Na semana passada, durante audiência no Congresso dos EUA, Rubio afirmou haver “grande chance” de o governo americano sancionar Alexandre de Moraes, utilizando inclusive a Lei Global Magnitsky, que permite punições contra estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos. A declaração ocorreu após pressão de deputados aliados do ex-presidente Donald Trump, que acusam o Brasil de retrocesso nos direitos humanos.

O ministro Moraes é relator de um inquérito no STF que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro por atuação nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. Eduardo, que atualmente reside nos EUA, tem buscado apoio para impor sanções contra integrantes do STF, o que também tem motivado tensões diplomáticas recentes.

O Departamento de Estado americano afirmou que não tolerará violações à soberania dos EUA, sobretudo aquelas que afetem a liberdade de expressão. As restrições de visto, conforme previsto na legislação americana, podem atingir não só as autoridades diretamente envolvidas, mas também seus familiares.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais