Ao longo desta semana, 50 pessoas foram presas por inadimplência de pensão alimentícia, durante a Operação Munus Curae, expressão em latim que significa “dever de cuidado”. A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
A operação teve início na segunda-feira (26) e foi concluída nesta sexta-feira (30), com mandados de prisão cumpridos em diversos bairros da capital, incluindo o Jorge Teixeira, na zona Leste. “Foram 50 crianças que estavam precisando de sustento, que estão sendo auxiliadas pela Polícia Civil, não podemos pensar que a pensão é um dinheiro que vai para o outro genitor, pelo contrário é um dinheiro destinado exclusivamente a criança”, iniciou o delegado Fabio Aly.
O responsável pelo menor pode entrar em contato pelo WhatsApp (92) 3667-7727, que funciona 24 horas, repassar as informações do devedor e, posteriormente, a polícia emitirá o mandado de prisão. O contato também é válido para casos no interior do Amazonas. “Você pode nos estar nos contatando que vamos ajudar você aí que está no interior, e o pai ou mãe da criança devedor esteja em Manaus”, destacou o delegado.