Começa valer nesta segunda-feira (23), a decisão da Anvisa de que a venda do Ozempic e outras “canetas emagrecedoras” só pode ser feita mediante a retenção da receita médica. A decisão já tinha sido anunciada no dia 16 de abril, mas ainda não estava em vigor.
A medida é uma forma de tentar impedir o uso desse tipo de medicamento de forma abusiva ou sem supervisão médica. Segundo a Anvisa, a obrigatoriedade de reter a receita vai permitir o controle maior das vendas e também impedir que a procura indiscriminada gere a falta destes medicamentos para pacientes que realmente precisem dele, como pessoas com diabetes tipo 2.
O Ozempic e similares foram desenvolvidos originalmente para tratamento e controle da doença, mas com mostrou efeitos emagrecedores significativos, passou também a ser usado para combater a obesidade. Contudo, as canetas emagrecedoras, como passaram a ser chamadas, viraram uma febre no Brasil e em outros países, sem que os usuários levassem em consideração seus efeitos colaterais.
Além disso, os casos de contrabando destes medicamentos aumentaram no país, o que se tornou um problema de segurança pública.