Blog do Moisés Dutra
MundoNotícias

Após 12 dias, Irã declara fim da guerra com Israel

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou nesta terça-feira (24) o fim da guerra com Israel, classificando o desfecho como uma “grande vitória” e afirmando que o confronto foi imposto ao país. O anúncio ocorreu após o início oficial de um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, com apoio do Catar, e veio na esteira de um ataque iraniano à base americana de Al-Udeid, no Catar. Apesar do acordo, houve relatos de novos ataques e acusações mútuas de violações da trégua entre os dois países.

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi o responsável por anunciar o cessar-fogo, mas criticou ambas as partes por descumprirem os termos já nas primeiras horas. “Israel tem de se acalmar”, disse ele, em tom de advertência, antes de embarcar para a cúpula da Otan. Em rede social, Trump também alertou Tel Aviv para não retomar os bombardeios, sob risco de “grave violação” da trégua.

Do lado israelense, o chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir, afirmou que os ataques ao Irã foram encerrados, mas garantiu que a campanha contra Teerã ainda não terminou. Segundo ele, o foco agora volta à Faixa de Gaza, onde Israel segue em conflito com o grupo Hamas. A trégua entre Irã e Israel foi negociada com a participação do premiê do Catar e de altos membros do governo norte-americano, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio e o vice-presidente J.D. Vance. 

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais