Blog do Moisés Dutra
AlertaMundoNotícias

Irã diz que instalações nucleares foram danificadas por ataque dos EUA

O governo do Irã afirmou nesta quarta-feira (25) que instalações nucleares do país foram “gravemente danificadas” pelos ataques realizados pelos Estados Unidos no último fim de semana. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmail Baghaei, à agência Associated Press. Ele não especificou quais locais foram atingidos nem se houve vazamento de material radioativo.

Poucas horas antes, o Irã suspendeu sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à ONU, alegando que a entidade tem postura politicamente enviesada em favor de Israel. Durante o conflito de 12 dias entre os dois países, Teerã foi alvo de intensos bombardeios conduzidos por Israel com apoio dos Estados Unidos.

Segundo autoridades americanas, três instalações nucleares foram atacadas no Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Em resposta, Teerã lançou mísseis contra uma base militar dos EUA no Catar na segunda-feira (23). Após esse ataque, Washington anunciou um acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel, que entrou em vigor na madrugada de terça (24). Apesar da trégua, os dois lados seguem trocando acusações e reivindicando vitória.

Enquanto o presidente americano, Donald Trump, afirmou que o programa nuclear iraniano foi “completamente destruído” e recuou “décadas”, um relatório de inteligência do Pentágono contradiz a versão e aponta que o atraso seria de apenas alguns meses. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o país eliminou a “ameaça nuclear e de mísseis” do Irã, mas especialistas alertam que ainda é cedo para medir a real extensão dos danos.

O conflito teve início em 13 de junho, quando Israel lançou uma operação preventiva contra o que considerava uma ameaça iminente do programa nuclear iraniano. Em 12 dias de confronto, mais de 600 pessoas morreram no Irã e ao menos 28 em Israel, segundo dados oficiais. A ofensiva incluiu ataques a instalações subterrâneas como a usina de Fordow, e a retaliação iraniana incluiu mísseis contra cidades israelenses e bases americanas.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais