Um homem de 31 anos foi preso nesta sexta-feira (4), em Apucarana, no norte do Paraná, após forjar o próprio sequestro e tentar extorquir o pai, de 54 anos. Ele enviou ao familiar uma foto onde aparecia encapuzado e amarrado, exigindo o pagamento de R$ 180 mil como resgate. O caso mobilizou a Polícia Civil do estado, que rapidamente passou a investigar a suposta ocorrência.
A farsa foi descoberta após o pai, desesperado, acionar a polícia e denunciar o “rapto” do filho. As autoridades localizaram o endereço de onde a mensagem foi enviada e encontraram o homem em uma casa que, supostamente, seria o cativeiro. No local, a polícia confirmou que não se tratava de um sequestro real, mas sim de uma encenação.
Além do autor da simulação, o proprietário da residência também foi detido. A dupla vai responder pelo crime de extorsão, que prevê pena de reclusão de quatro a dez anos, além de multa. Segundo a polícia, o falso sequestro foi planejado com o objetivo de obter dinheiro do pai da vítima forjada.
A Polícia Civil do Paraná continua investigando o caso para apurar se outras pessoas participaram da tentativa de extorsão. O caso chama atenção pela ousadia e pelo envolvimento direto da vítima fictícia na criação do crime.