O Amazonas apresentou um desempenho preocupante nos índices de alfabetização infantil divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC), com base em dados coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Em 2024, apenas 49,2% das crianças do 2º ano do ensino fundamental no estado foram consideradas alfabetizadas, índice que ficou abaixo da meta nacional de 60% estipulada para este ano. Além de não atingir a meta, o Amazonas também regrediu em relação a 2023, entrando na lista dos seis estados brasileiros que pioraram seu desempenho, ao lado de Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Pará e Rondônia.
O resultado contrasta com o avanço nacional. No Brasil, o índice de crianças alfabetizadas subiu de 56% em 2023 para 59,2% em 2024, aproximando-se da meta federal. Onze estados conseguiram superá-la, entre eles Ceará (85,3%), Goiás (72,7%) e Minas Gerais (72,1%).
O desempenho do Amazonas reforça a necessidade urgente de reforço em políticas públicas voltadas à alfabetização e à educação básica, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental.