O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada desta quinta-feira (17) a “Operação Anti-Rolezinho” nas zonas Norte e Oeste da capital. A ação resultou em 200 infrações registradas e 55 motocicletas removidas.
A operação, que começou por volta das 23h de quarta-feira, contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Segundo David Fernandes, diretor-presidente do Detran-AM, o objetivo principal dessas operações é “restabelecer a segurança viária” e “proporcionar tranquilidade à população”. Ele destacou os riscos dos “rolezinhos”, que colocam vidas em perigo devido à falta de equipamentos de segurança e manobras irresponsáveis, além da perturbação causada pelas descargas livres. “Nossa missão é salvar vidas e também levar sossego para aqueles que precisam”, afirmou Fernandes.
As principais irregularidades flagradas pela equipe de Fiscalização do Detran-AM incluíram condutores sem capacete, motocicletas sem placa de identificação ou com placas cobertas por fitas, disputas de corrida, uso de descargas livres e placas com lacre violado ou quebrado.
Entre as vias fiscalizadas na zona Norte, destacam-se as avenidas Tenente Roxana Bonessi, Max Teixeira, Noel Nutels, José Henrique Bentes Rodrigues, Margarita e Governador José Lindoso. Na zona Oeste, a operação atuou principalmente nas avenidas Pedro Teixeira, Coronel Teixeira, Avenida do Futuro, Avenida do Turismo e Desembargador João Machado.