Nesta sexta-feira, 18 de julho de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe a usar tornozeleira eletrônica como parte de medidas cautelares adicionais. A decisão foi tomada pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, em meio ao inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 .
Logo pela manhã, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente e no escritório do Partido Liberal (PL), ambos em Brasília, para garantir o cumprimento das determinações judiciais . Bolsonaro foi conduzido para instalação da tornozeleira eletrônica em uma das pernas .
Além do monitoramento eletrônico, as restrições impostas incluem:
Recolhimento domiciliar das 19h às 7h, inclusive fins de semana Proibição de acesso e postagem em redes sociais Vedação de contato com embaixadores, diplomatas, investigados e outros réus no inquérito
O STF justificou as medidas com base em risco evidente de fuga, conforme alertas de possibilidade de pedido de asilo político nos Estados Unidos .