Uma mulher foi detida no Aeroporto Internacional de Miami após ser flagrada tentando passar pelo controle de segurança da Administração de Segurança de Transporte (TSA) com duas tartarugas escondidas no sutia. O caso inusitado, relatado pela TSA na última quinta-feira, chamou a atenção pelas circunstâncias peculiares e reforça o alerta sobre a tentativa de transporte irregular de animais em voos.
Segundo a agência, a passageira, cuja identidade não foi revelada, havia envolto as tartarugas em gaze e filme plástico, escondendo-as sob a roupa.
Imagens divulgadas nas redes sociais pela TSA mostram os répteis apreendidos. Infelizmente, um dos animais não sobreviveu, enquanto o outro foi encaminhado ao Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Flórida para cuidados adequados. A TSA não especificou a espécie das tartarugas.
“Amigos, por favor – e não podemos enfatizar isso o suficiente – parem de esconder animais em lugares estranhos do corpo e tentar passar com eles pela segurança do aeroporto”, declarou a TSA em um comunicado bem-humorado, mas firme, nas redes sociais.
A agência esclarece que é permitido transportar animais de estimação, incluindo tartarugas, pelos pontos de controle de segurança, desde que sejam retirados de suas caixas de transporte e carregados de forma visível durante a inspeção. As caixas, por sua vez, devem passar pelo raio-X. “Nós dissemos ‘carregados’, não ‘escondidos sob a roupa”, reforçou a TSA, em tom de advertência.
Esse não é o primeiro incidente do tipo. Em março, outro passageiro foi flagrado no Aeroporto Internacional de Newark Liberty tentando passar com uma tartaruga invasora escondida na frente da calça. Em 2024, a TSA impediu um homem de embarcar com uma bolsa cheia de cobras, e, em 2023, autoridades do aeroporto de Miami confiscaram ovos de papagaio da Amazônia e aves vivas após ouvirem pios vindos de uma bolsa de mão. O responsável, que chegava da Nicarágua com destino a Taiwan, declarou-se culpado por contrabando de aves.
Casos como esses destacam a importância de seguir as regulamentações de transporte de animais e reforçam a vigilância das autoridades aeroportuárias para colbir práticas que colocam em risco a segurança dos voos e o bem-estar dos animais. A TSA reitera: “Transporte seus pets de forma responsável e respeite as regras para evitar transtornos – e constrangimentos – no aeroporto.”