A Polícia Civil prendeu no último sábado (26) um homem de 21 anos. Ele é suspeito de torturar os enteados, crianças de 5 e 9 anos de idade.
As investigações começaram em 19 de julho, após a 38ª DIP receber uma denúncia anônima acompanhada de um vídeo. As imagens mostravam uma das vítimas com diversas escoriações pelo corpo, indicando agressões severas.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da unidade policial, a agilidade na resposta foi crucial. “Em menos de 24 horas, a rede de proteção de Itapiranga, composta por policiais civis e militares, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar, identificou a família da criança e iniciou as diligências investigativas e as medidas de proteção”, explicou o delegado.
Durante o processo, a irmã da criança que aparecia no vídeo confirmou as agressões ao irmão e revelou que ela mesma era constantemente agredida pelo padrasto.
As crianças foram submetidas a exames de corpo de delito e a uma escuta especializada, acompanhadas por uma psicóloga. Nesses procedimentos, elas relataram que as agressões eram violentas e frequentes. Segundo o delegado Nogueira, os irmãos também contaram que, embora a mãe não os agredisse fisicamente, ela não tomava nenhuma providência para impedir que o companheiro, com quem vive há cerca de 11 meses, continuasse com as agressões.
Diante da gravidade da situação, o Conselho Tutelar aplicou uma medida de proteção, retirando as crianças preventivamente da guarda da mãe. Elas foram colocadas sob a responsabilidade de outros familiares. Com base nas provas e depoimentos, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito.
O mandado de prisão foi cumprido no sábado (26/07) no próprio município de Itapiranga. O homem responderá por tortura e permanecerá à disposição da Justiça.