Anderson de Oliveira Ferreira, 25, um brasileiro que foi recrutado para lutar na guerra da Rússia contra a Ucrânia, está desaparecido desde o final de junho. A família do jovem está desesperada em busca de notícias que ajudem a localizá-lo.
Segundo a mãe, Heleade Medeiros, Anderson foi para a Rússia em fevereiro e costumava fazer contato diariamente, principalmente para falar com a filha de 5 anos, mas desde o final de junho, ele sumiu sem deixar rastros.
Anderson é paulista e quando deixou o Brasil, disse que iria trabalhar como segurança na Rússia, mas na verdade, estava indo para a guerra. Ela só descobriu isso porque um outro soldado, que estava lutando com ele, contatou a família e disse que Anderson havia saído com um grupo e não tinha mais voltado.
Em uma conversa por aplicativo, o amigo disse ainda que eles sofreram vários ataques por drones antes do desaparecimento. A mãe lembra que chegou a fazer vários apelos para que ele voltasse, mas o rapaz afirmava que só voltaria quando seu contrato encerrasse. A mulher acredita que o filho está morto, mas quer o corpo do mesmo para sepultar no Brasil.
A família ainda não sabe se o recrutamento do filho ocorreu de forma voluntária ou se ele foi enganado no processo. Anderson trabalhava como segurança no Brasil e já tinha tentado entrar na polícia e no exército brasileiro.