O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) que “provavelmente” não tentará disputar novamente a Presidência, algo que, na prática, é proibido pela Constituição norte-americana. A fala ocorreu em entrevista à emissora CNBC.
“Provavelmente, eu não voltarei a concorrer”, disse Trump ao ser questionado sobre uma nova candidatura. Apesar da afirmação, ele já havia sinalizado em outras ocasiões o desejo de tentar um terceiro mandato — o que não é permitido pelas regras eleitorais do país.
A 22ª Emenda da Constituição dos EUA, criada em 1951, estabelece que ninguém pode ser eleito presidente mais de duas vezes. A medida foi adotada após Franklin D. Roosevelt ter sido eleito para quatro mandatos consecutivos. Em março deste ano, também durante entrevista à CNBC, Trump chegou a afirmar que “tinha intenção” de disputar novamente o cargo. Ele governou os Estados Unidos entre 2017 e 2021 e retornou ao poder em 2025 após vencer as eleições presidenciais.
Mesmo com a proibição, Trump vinha sugerindo publicamente, em tom de desafio, que poderia tentar prolongar sua permanência na Casa Branca. O novo posicionamento ocorre em meio a pressões judiciais e críticas dentro e fora do Partido Republicano, que teme desgaste institucional com mais uma tentativa de reeleição inconstitucional.

