Blog do Moisés Dutra
Amazonas

Colômbia contesta soberania do Peru sobre ilha no Rio Amazonas

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que poderá levar o Peru a tribunais internacionais caso os dois países não cheguem a um acordo sobre a soberania da Ilha de Santa Rosa, localizada no Rio Amazonas, nas proximidades da Tríplice Fronteira com o Brasil. A declaração foi feita na quinta-feira (7) durante uma cerimônia em Letícia, no Trapézio Amazônico, região colombiana que faz fronteira com o território em disputa.

Segundo Petro, a Colômbia não reconhece a soberania peruana sobre a ilha e considera ilegítimas as autoridades estabelecidas no local. A controvérsia envolve o “Protocolo do Rio de Janeiro”, de 1934, que estabeleceu os limites territoriais entre os dois países após o fim da guerra colombo-peruana. De acordo com o governo colombiano, a presença peruana na ilha viola o tratado.

O governo do Peru, por sua vez, nega qualquer irregularidade. Em nota oficial, Lima afirmou que a porção de terra ao sul da Ilha de Chinería é parte do território peruano e que “não há qualquer discussão” sobre sua soberania na área. O chanceler peruano, Elmer Schialer, classificou a posição colombiana como “totalmente errada, jurídica, geográfica, técnica e historicamente”.

Apesar da tensão, Petro sinalizou que a Colômbia está disposta a retomar o diálogo diplomático. O presidente afirmou que Bogotá poderá voltar a participar da Comissão Mista Permanente para a Inspeção da Fronteira Colombo-Peruana e mencionou um convite do governo peruano para uma reunião do organismo marcada para setembro.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais