Blog do Moisés Dutra
BrasilNotícias

Governo flexibiliza aulas e detalha novas regras para tirar CNH

O Governo Federal anunciou a proposta de flexibilizar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visando a regularização de motoristas que já dirigem sem o documento. A medida, que pode reduzir o custo da habilitação de R$ 3.000 para R$ 600, permitirá que candidatos façam as provas de legislação e direção sem a obrigatoriedade de um número mínimo de aulas.

A principal mudança é a desvinculação entre aulas de autoescola e a realização dos exames. Candidatos que já sabem dirigir poderão ir diretamente às provas, enquanto quem precisa de aulas poderá contratar a quantidade que desejar. Atualmente, são exigidas no mínimo 40 horas de aula teórica e 20 horas de aula prática.

As aulas teóricas poderão ser feitas a distância (EAD), e as práticas poderão ser ministradas por instrutores autônomos, que serão credenciados pelos Detrans estaduais.

Apesar da flexibilização, a obrigatoriedade das provas para atestar a capacidade do condutor será mantida. O governo garante que as exigências de exames médicos e a regra da Permissão para Dirigir (PPD) por um ano, com tolerância reduzida para multas, também serão mantidas. As novas regras valerão para todas as categorias de CNH (A, B, C, D e E), e a expectativa é que a população de baixa renda seja a mais beneficiada. Todo o processo burocrático poderá ser feito pelo site da Senatran ou pelo aplicativo da CNH digital.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais