O presidente dos EUA, Donald Trump, determinou nesse domingo (10) a retirada imediata de moradores de rua de Washington D.C, capital americana. O motivo alegado por Trump é de que a medida deixará a cidade “mais bonita e segura”.
A proposta prevê realocar essas pessoas para abrigos fora do centro e prender criminosos. Para isso, o presidente determinou o envio da Guarda Nacional para Washington nesta segunda-feira (11). Segundo ele, ao menos 800 tropas estarão em todo o perímetro e controlará a segurança na cidade.
Nesta manhã, Trump deu uma declaração à imprensa afirmando que sua decisão se baseia no aumento da criminalidade e dos homicídios na capital, apesar dos números mostrarem que, na verdade, os crimes têm diminuído drasticamente na cidade nos últimos 30 anos e chegou a atingir o menor nível da história no ano passado.
A prefeita Muriel Bowser criticou a ação e enfatizou a queda na criminalidade. Ela acusou o líder americano de ignorar dados reais. Organizações de direitos humanos alertam que a decisão pode violar direitos civis e agravar a crise de moradia, que afeta cerca de 3,7 mil pessoas na cidade.
Ainda no domingo, Trump causou polêmica ao fazer a seguinte declaração: “Os moradores de rua precisam se mudar IMEDIATAMENTE. Nós lhes daremos lugares para ficar, mas LONGE da capital. Os criminosos, vocês não precisam se mudar. Vamos colocá-los na cadeia, onde vocês pertencem”.
Em outras ocasiões, Donald Trump também já chegou a ameaçar colocar Whashington sob intervenção federal.