Blog do Moisés Dutra
MundoPolítica

Trump ameaça ‘consequências severas’ se Putin recusar cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (13) que a Rússia enfrentará “consequências severas” caso o presidente Vladimir Putin rejeite um cessar-fogo durante reunião marcada para sexta-feira (15), no Alasca. A declaração foi dada após uma videoconferência com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, que discutiram estratégias para o encontro e os termos de uma possível negociação de paz.

Segundo Trump, existe a possibilidade de uma segunda reunião, desta vez incluindo Zelensky, caso o resultado da conversa com Putin seja positivo. Líderes como Emmanuel Macron, da França, e Friedrich Merz, da Alemanha, reforçaram a Trump que qualquer acordo deve respeitar a soberania ucraniana e prever garantias de segurança, sem reconhecimento de anexações territoriais feitas pela Rússia. Zelensky alertou que Putin estaria “blefando” sobre um cessar-fogo e rejeitou qualquer proposta que implique em concessões territoriais.

A cúpula no Alasca será o primeiro encontro presencial entre presidentes dos EUA e da Rússia desde 2021. Moscou mantém a exigência de que a Ucrânia ceda quatro regiões ocupadas e renuncie à entrada na Otan, condições rejeitadas por Kiev. O conflito, iniciado em fevereiro de 2022, já deixou dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados, e segue sem perspectiva de solução diante das posições opostas de Moscou e Kiev. 

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais