Blog do Moisés Dutra
BrasilOpinião

Felca faz alerta no Altas Horas: “Criança não deve criar conteúdo na internet”

O youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, falou no programa “Altas Horas” sobre a denúncia de exploração sexual e a adultização de crianças e adolescentes em conteúdos digitais que viralizou e escancarou crimes envolvendo menores nas redes sociais.

A repercussão do caso mobilizou milhões e o vídeo, que já soma mais de 44 milhões de visualizações, resultou na prisão do influenciador Hytalo Santos na última sexta-feira (15).

“Essas contas de perfis de crianças estão sendo utilizadas para promover trocas de pornografia infantil. Isso é muito sério. É um assunto muito delicado, aversivo de ser falado, que causa repulsa, mas tem que ser falado. Infelizmente, é um assunto que acontece em pequena e em grande escala, de forma menos ou mais problemática. Acontece desde uma exposição, desde uma adultização, crianças se portando como adultos, até crianças sendo sexualizadas de fato. É doentio”

Durante a conversa, Felca foi direto quanto ao acesso e produção de conteúdo por menores na web: “Criança não deve produzir conteúdo na internet. Internet é um ambiente para adultos […] A exposição não é algo fácil de lidar, vem com críticas, às vezes com um assédio e criança não está preparada para receber qualquer tipo dessas coisas”.

Ele também criticou a falta de controle no acesso às redes e falou sobre a importância da supervisão dos pais quanto ao que o filhos consomem na internet. Felca foi radical e disse ainda que se não há controle por parte dos responsáveis, a opção é o bloqueio da criança ou adolescente às redes.

“Se você enquanto pai tiver a capacidade de supervisionar o seu filho com 10, 11, 12 anos, ele pode consumir de forma moderada, na minha opinião. Mas se você não tem a capacidade, se você não consegue ser um pai presente, se você trabalha muito, às vezes tem muitas ocupações e tudo mais, na minha opinião, bloqueio”, enfatizou.

O youtuber reforçou que o objetivo do vídeo não é autopromoção, mas é dar visibilidade à causa. Ele disse ainda que a repercussão do caso incomodou muita gente, sobretudo criminosos.

“Existem também alguns pedófilos que se incomodaram pessoalmente por eu estar tentando quebrar o esquema de pedofilia deles. Esses pedófilos vão se sentir atacados pessoalmente e vão bater de frente. Mas, sinceramente, quem tem que ter medo são eles, não uma pessoa que está denunciando”, finalizou.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais