O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (18/08), uma série de operações integradas de segurança viária nas dez avenidas com maior índice de acidentes e mortes no trânsito em Manaus. A ação conta com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Operação inicia na avenida Cosme Ferreira
A primeira operação ocorreu na avenida Cosme Ferreira, na zona leste da capital, e resultou em 128 infrações registradas e 14 veículos removidos. Entre as principais irregularidades estavam: condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motociclistas e passageiros sem capacete de segurança, além de veículos sem equipamentos obrigatórios.
Infrações mais comuns detectadas
Os agentes de trânsito destacaram que muitas ocorrências envolvem comportamentos que poderiam ser evitados, como dirigir sem CNH, pilotar motocicletas sem capacete e trafegar com veículos em más condições de uso.
Motociclistas concentram maioria dos sinistros
De acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos 1.345 atendimentos registrados em julho, 1.080 foram relacionados a sinistros de trânsito, sendo 916 envolvendo motocicletas. O número reforça a necessidade de medidas rigorosas de fiscalização e conscientização.
Objetivo é conscientizar e fiscalizar
Segundo o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, as operações buscam reduzir os acidentes por meio da união entre fiscalização e educação no trânsito.
“É um índice muito alto de sinistros envolvendo motocicletas. Além de verificar os itens de segurança obrigatórios e a regularidade do condutor, queremos reforçar a importância de obedecer às normas de trânsito”, afirmou.
Principais vias que receberão operações
As fiscalizações ocorrerão de forma contínua nas dez avenidas de Manaus com maiores índices de acidentes e mortes no trânsito:
Efigênio Salles
Avenida Cosme Ferreira
Avenida Brasil
Governador José Lindoso (avenida das Torres)
Torquato Tapajós
Djalma Batista
Rodrigo Otávio
Autaz Mirim
Coronel Teixeira
Avenida do Turismo