Blog do Moisés Dutra
BrasilNotícias

Câmara discute hoje Projeto de Lei para proteger crianças na internet

Deputados voltam a discutir, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei, chamado de “ECA Digital”, que tem o objetivo de estabelecer regras para proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta ganhou força após o influenciador Felca denunciar vários casos de adultização e exploração crianças e adolescentes na internet.

Por conta disso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estabeleceu a votação como prioridade e a mesma deve acontecer até esta quarta-feira (20). O PL estabelece vários regras que devem ajudar no combate aos crimes como:

  • Verificação de idade: plataformas deverão impedir o acesso de menores a conteúdos impróprios, com sistemas confiáveis que não aceitem autodeclaração.
  • Controle parental: será obrigatório oferecer ferramentas para limitar tempo de uso, bloquear conteúdos e restringir comunicação entre adultos e menores.
  • Publicidade infantil: proíbe anúncios direcionados com base em perfilamento, análise emocional ou realidade aumentada.
  • Jogos eletrônicos: loot boxes serão proibidas para menores, e jogos com interação devem permitir desativação dessas funções.
  • Responsabilidade das plataformas: empresas deverão remover conteúdos ilegais sem decisão judicial e reportar casos de abuso às autoridades.
  • Relatórios obrigatórios: plataformas com mais de 1 milhão de usuários menores terão que publicar relatórios semestrais sobre denúncias e providências tomadas.
  • Multas e sanções: punições podem chegar a R$ 50 milhões por infração.

Apesar do apoio majoritário, parte da oposição critica o texto por considerar que ele pode abrir espaço para censura nas redes sociais. Big techs também pressionam por mudanças, especialmente na obrigação de guardar dados sobre conteúdos abusivos.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais