Renato do Vale Costa, de 25 anos, foi preso na última quinta-feira (21) e uma adolescente de 12 anos, foi apreendida, suspeitos pelo homicídio de Francisca Alves Praia, de 48 ano. O crime aconteceu na noite do último domingo (17). O crime ocorreu na Rua das Garças, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital.
A vítima era mãe da adolescente e era pessoa com deficiência (PCD).
As investigações são conduzidas em conjunto pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
Entenda o caso
De acordo com as apurações, Renato do Vale invadiu a residência da vítima pelo telhado. Ao entrar, pegou uma faca na cozinha e seguiu até o quarto da vítima, onde a atacou com múltiplos golpes no pescoço.
A DEHS identificou o envolvimento da filha no crime e repassou o caso à Deaai, que solicitou e obteve um mandado de internação para a adolescente.
O corpo de Francisca foi encontrado na noite do crime por uma de suas filhas, que morava com ela. A vítima estava caída em uma poça de sangue. Os agentes relataram sinais de arrombamento na porta, e um dos cômodos da casa estava revirado. Os cartões bancários de Francisca, que recebia auxílio previdenciário, foram levados.
Testemunhas disseram que os filhos da vítima foram quem a encontraram e acionaram os vizinhos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica confirmou o óbito no local.
O laudo preliminar do IML atestou que a morte foi causada por choque hipovolêmico hemorrágico, lesões em vasos cervicais e esgorjamento (corte profundo no pescoço). A DEHS classificou o caso como homicídio doloso por arma branca.
Renato do Vale está preso e se encontra à disposição da Justiça.