A nova pesquisa GenialQuaest, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra que 55% dos brasileiros consideram justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, 39% acham a medida injusta, enquanto 6% não souberam ou preferiram não opinar.

Foto: DivulgaçãoA prisão foi determinada em 4 de agosto, após Bolsonaro descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça, como restrições ao uso de redes sociais e participação em eventos públicos. Segundo a Polícia Federal, o ex-presidente teria compartilhado mais de 300 vídeos por meio de aplicativos de terceiros, mesmo após a proibição.
O levantamento também mostra que 57% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro provocou Moraes de forma intencional ao participar de uma chamada de vídeo com apoiadores durante manifestações no início de agosto. Para 30%, ele não compreendeu bem as regras impostas e errou. Outros 13% não souberam responder.
O apoio à prisão é maior entre:
Moradores do Nordeste (65%)
Mulheres (58%)
Jovens de 16 a 34 anos (59%)
Pessoas com até o ensino fundamental (56%)
Quem ganha até dois salários mínimos (62%)
Por outro lado, a rejeição à medida é mais comum entre:
Moradores do Sul (49%)
Homens (42%)
Pessoas com ensino superior completo (42%)
Evangélicos (57%)
Quem ganha mais de cinco salários mínimos (49%)
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O julgamento de Bolsonaro no STF está previsto para começar em 2 de setembro. A atenção ao caso tem crescido: 86% dos entrevistados afirmaram estar cientes do processo judicial em andamento.