O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, acusou o presidente Lula de ser apoiador do Hamas e um “antissemita” (ou seja, contra judeus). Em um post nas redes sociais, ele publicou um longo texto, em português, e publicou uma imagem que mostra Lula como uma marionete sendo controlada pelo líder do Irã.
A briga começou porque o Brasil decidiu sair de um grupo internacional que combate o preconceito contra judeus. Além disso, Lula já tinha comparado os ataques de Israel contra palestinos ao Holocausto, o que deixou o governo israelense extremamente irritado.
A tensão ganhou força também porque o Brasil não aceitou o novo embaixador que Israel queria mandar para o país e como resposta, Israel disse que vai diminuir o nível das relações com o Brasil. O governo brasileiro ainda não respondeu oficialmente, mas o assessor de Lula, Celso Amorim, disse que Israel está tratando o Brasil com desrespeito.
Tudo isso faz parte de uma tensão maior que começou quando a guerra entre Israel e o Hamas estourou em 2023. Lula criticou os ataques de Israel e disse que estão matando muitos civis inocentes.