Uma mulher de 33 anos, proprietária de um bar na Zona Leste de Manaus, foi presa por poluição sonora. A prisão aconteceu durante a Operação Harpócrates, deflagrada na noite da última sexta-feira (29).
A operação teve como alvo a fiscalização de oito estabelecimentos com equipamentos de som. A ação contou com o apoio de diversas entidades, como o Instituto de Criminalística (IC), Batalhão Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste da Polícia Militar.
Segundo a delegada Juliana Viga, a proprietária do bar, localizado na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, foi presa em flagrante por poluição sonora, descumprimento de embargo e ausência de licença ambiental. O estabelecimento já estava interditado desde 2022 pela Semmas justamente por não possuir a licença necessária.
Apesar da interdição, o bar continuava em funcionamento, emitindo ruídos excessivos. Uma medição realizada pela Semmas com um sonômetro constatou que o som no local atingiu 86 decibéis, bem acima do limite permitido para a área, que é de 55 decibéis.
A mulher será apresentada em audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.