Alícia Valentina, de 11 anos, morreu após ser espancada por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, em Pernambuco. A morte cerebral foi confirmada na noite de sábado (6).
De acordo com familiares, os primeiros sinais de complicações surgiram ainda na quarta-feira (3), logo após a agressão. Funcionários da escola levaram a estudante a um hospital, devido a um sangramento no nariz. Após atendimento, ela recebeu alta. Em casa, no entanto, passou a apresentar sangramento no ouvido e foi levada a um posto de saúde, onde foi novamente liberada.
Pouco depois, a situação se agravou. Alícia começou a vomitar sangue e retornou ao hospital da cidade, sendo transferida para o hospital de Salgueiro. Na quinta-feira (4), ela levada em estado grave para o Hospital da Restauração, em Recife, onde permaneceu até o diagnóstico de morte cerebral.
A Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso segue em investigação. Por envolver menores de idade, mais detalhes não foram divulgados. Já a direção da escola afirmou em nota ter prestado “todo o socorro necessário à estudante, conduzindo-a ao hospital e garantindo a devida assistência”. A gestão municipal informou que o Conselho Tutelar e a Secretaria de Educação acompanham o caso, adotando as medidas cabíveis.
O sepultamento de Alícia Valentina ocorre nesta segunda-feira (8), em Belém do São Francisco.