A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (12), Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”. Ele foi preso em Brasília por envolvimento em um esquema bilionário de fraudes contra aposentados e pensionistas.
Apesar de nunca ter ocupado cargo público no INSS, Antunes construiu uma rede sofisticada de influência e acordos com entidades que realizavam descontos associativos diretamente nos benefícios previdenciários. Milhões desses descontos eram feitos sem autorização dos beneficiários.
A investigação revelou que, em apenas quatro meses, Antunes movimentou mais de R$ 53 milhões, valor incompatível com sua renda declarada. O estilo de vida luxuoso, com carros importados, imóveis em áreas nobres e viagens frequentes, contrastava com a origem dos recursos: o bolso de mais de 4 milhões de aposentados lesados.
A operação, batizada de Cambota, é um desdobramento da Operação Sem Desconto, e também levou à prisão o empresário Maurício Camisotti, apontado como sócio oculto de uma das entidades envolvidas no esquema.