Blog do Moisés Dutra
MundoNotícias

Secretário de Trump promete novas sanções após condenação de Bolsonaro

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou em entrevista à Fox News que os Estados Unidos deverão anunciar novas sanções contra autoridades brasileiras já na próxima semana, em reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Rubio classificou os ministros da Corte como “juízes ativistas” e criticou especialmente um magistrado que, segundo ele, teria tentado impor “reivindicações extraterritoriais” até contra cidadãos americanos. O Departamento de Estado publicou a íntegra das declarações.

A fala do secretário reacende a tensão entre os dois países diante do julgamento de Bolsonaro pela trama golpista em 2023. Em julho, o ministro Alexandre de Moraes foi alvo da chamada Lei Magnitsky, que prevê bloqueio de bens e restrições financeiras, após articulação de aliados de Bolsonaro nos EUA. Além dele, outros sete ministros do STF tiveram seus vistos suspensos.  As medidas prometidas agora podem atingir integrantes da comitiva que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Nova York para a Assembleia Geral da ONU, além de novas sanções individuais contra autoridades brasileiras.

Apesar da pressão, integrantes do governo Lula interpretam que o julgamento de Bolsonaro fortaleceu a imagem do Brasil no exterior, ao demonstrar independência diante das críticas da Casa Branca. Lula já afirmou que não aceitará o que chamou de “chantagem tarifária” dos EUA, em referência a possíveis retaliações ligadas a comércio e fertilizantes importados da Rússia.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais