Um filhote de bicho-preguiça com as unhas pintadas foi resgatado em Parintins, no interior do Amazonas, após uma denúncia de transporte ilegal. O animal, que vinha sendo tratado como animal de estimação, estava sendo levado da zona rural para a área urbana por uma mulher em uma embarcação.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema), a denúncia chegou à Polícia Militar no domingo (14). A mulher foi abordada no porto da cidade e conduzida à Delegacia de Parintins. Ela prestou depoimento e foi liberada, mas o filhote ficou apreendido. A suspeita recebeu multa e vai responder por crime ambiental.
O animal, com cerca de três meses de vida, estava sendo mantido em uma rede dentro da casa da família da suspeita. Segundo os fiscais, ele era alimentado com leite, carne e caldo de peixe, dieta considerada imprópria para a espécie, que é herbívora. A situação poderia ter levado à morte do filhote, de acordo com o secretário de Meio Ambiente de Parintins, Wescley Tavares.
O bicho-preguiça foi encaminhado para os cuidados da Sedema, onde ficará em acompanhamento até que tenha condições de retornar ao seu habitat natural. A pasta reforçou que manter animais silvestres em cativeiro é crime e representa risco tanto para a fauna quanto para os próprios animais retirados da natureza.

