Blog do Moisés Dutra
AcidenteBrasilMundoNotícias

Arquiteto chinês e cineastas brasileiros morrem em queda de avião no Pantanal

Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) na região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, resultou na morte de quatro pessoas, entre elas o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu e os cineastas brasileiros Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr. A aeronave de pequeno porte caiu em uma área rural próxima à Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, e explodiu ao atingir o solo.

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, o avião transportava o grupo para uma visita técnica ao bioma pantaneiro, parte de um projeto documental sobre urbanismo sustentável. O piloto Marcelo Pereira de Barros também morreu no acidente. As causas da queda ainda estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim e doutor pela Universidade Harvard, era conhecido mundialmente por desenvolver o conceito de “cidades-esponja”, que propõe soluções urbanas baseadas na absorção natural da água da chuva. Ele estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura e realizar estudos de campo no Pantanal.

Luiz Ferraz e Rubens Crispim Jr. acompanhavam o arquiteto como parte de uma produção audiovisual sobre os impactos ambientais e sociais do urbanismo ecológico. Ferraz foi indicado ao Emmy Internacional por seu trabalho em “Dossiê Chapecó”, enquanto Crispim Jr. era premiado por sua atuação como diretor de fotografia em produções independentes.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas por moradores da região após ouvirem o estrondo da queda. Os corpos foram encontrados carbonizados e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Campo Grande.

A tragédia gerou comoção entre profissionais das áreas de arquitetura, cinema e meio ambiente. Em nota, o Ministério da Cultura lamentou as mortes e destacou o legado dos envolvidos. “Perdemos vozes fundamentais na construção de um futuro mais sustentável e sensível às urgências do planeta”, afirmou o comunicado.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais