Blog do Moisés Dutra
Notícias

Trump cogita mudar sedes da Copa de 2026 por questões de segurança

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (25) que pode alterar algumas das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2026 caso considere que a segurança dos torcedores esteja em risco. Em coletiva na Casa Branca, ele criticou administrações locais que, segundo ele, “são geridas por lunáticos de esquerda”, e disse que não hesitará em transferir partidas para outras localidades se houver indícios de violência.

A competição, organizada pela Fifa, será disputada em junho de 2026 em 16 cidades de Estados Unidos, Canadá e México. Será a primeira edição do torneio com 48 seleções, e a seleção brasileira já está classificada. Trump também mencionou os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, reforçando que a prioridade é garantir a segurança em todos os grandes eventos esportivos.

Durante a coletiva, o republicano citou Chicago como exemplo de cidade com altos índices de criminalidade, embora a cidade não esteja entre as escolhidas para receber jogos da Copa. “Se acharmos que uma cidade é insegura, mesmo que minimamente, não deixaremos que os jogos aconteçam e faremos alterações”, declarou.

Enquanto o debate sobre segurança segue, a Fifa apresentou os mascotes oficiais da competição: o alce Maple (Canadá), o jaguar Zayu (México) e a águia-careca Clutch (Estados Unidos). Eles simbolizam a diversidade cultural dos países-sede e estarão presentes em jogos, eventos promocionais e também em games que serão lançados para consoles e dispositivos móveis em 2026.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais