O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou dois homens nesta segunda-feira (29/9) que ficaram presos no alto de uma caixa d’água na Rua das Pedras, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. As vítimas estavam pintando o equipamento quando sofreram intoxicação e desmaiaram.
Especialistas em salvamento em altura do CBMAM foram rapidamente acionados. Utilizando técnicas verticais de içamento, multiplicação de força e contrapeso, os bombeiros subiram até o topo da caixa d’água, levando cilindros de oxigênio para acessar as vítimas inconscientes.
O resgate foi concluído com sucesso, utilizando a técnica “bombeiro-vítima” para a descida controlada.
Risco de Morte por Baixa Oxigenação
Apesar de terem sido encontradas inconscientes, as vítimas recuperaram a consciência logo após serem retiradas do local de trabalho.
O tenente Daniel Araújo, comandante do 6º Grupamento Bombeiro Militar e especialista em salvamento em altura, destacou a gravidade da situação. “O contato maior das vítimas com o ambiente onde o oxigênio era baixo poderia levá-las a óbito”, explicou.
Os dois homens receberam Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no local e, em seguida, foram encaminhados a unidades de saúde para atendimento especializado.
A operação contou com a atuação de oito militares, três viaturas do CBMAM e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em caso de emergência, o contato com o Corpo de Bombeiros deve ser feito pelo telefone 193.

