Blog do Moisés Dutra
AmazonasManaus

Turismo gastronômico cresce no país e Amazonas pode se tornar grande polo

A abertura da 6ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa 2025), promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Amazonas (Abrasel-AM), aconteceu nesta sexta-feira (3) em Manaus, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Empresários, representantes de entidades e autoridades participaram do evento, como o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, representando o governador Wilson Lima.

A Figa, considerada o maior evento gastronômico do Norte do país, tem como objetivo fortalecer o setor de alimentação fora do lar, valorizar os sabores amazônicos assim como o patrimônio cultural. Segundo dados apresentados pela Abrasel-AM, o mercado de gastronomia emprega cerca de 100 mil pessoas no Amazonas e tem faturamento anual bilionário.

O turismo é outro fator importante ligado à alimentação e gastronomia. Flávio Antony ressaltou o aumento da demanda por viagens de lazer para cultura e gastronomia na Amazônia, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em 2020 cresceu 15,5%; em 2023, 21,5% e, em 2024, 24,4%.

“Quando eu informei os dados do IBGE para o presidente Franco da Abrasel, ele me disse que o número de visitantes da feira, que são de outros estados, corresponde entre 15% e 20%, para a minha surpresa. Isso movimenta tanto a gastronomia local quanto o turismo e a economia. Eventos como este são sempre bem-vindos porque fazem a economia girar. Por isso, contam com o apoio do governo do Estado, contam com o apoio do governador Wilson Lima”, afirmou Flávio Antony.

O presidente da Abrasel-AM, Franco Andrade, reforçou a afirmação de Flávio Antony e disse que Manaus já está em processo de candidatura para receber da UNESCO o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”.

“Nós já temos um setor forte e pujante. Nós temos empresas de qualidade, que geram empregos e garantem comida na mesa de nossos clientes com qualidade e segurança. Nossa Figa 2025 será um grande encontro de celebração, promovendo mais desenvolvimento para o nosso setor”, declarou Franco.

Figa 2025

Com entrada gratuita, a 6ª Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa) acontece até domingo (5), de 13h às 21h, e conta com espaços para empreendedores do setor de alimentação e degustação de produtos de diversos segmentos. A expectativa é que o evento receba cerca de 30 mil pessoas e movimente, aproximadamente, R$ 10 milhões em negócios.

A programação inclui aulas-show com chefs renomados, palestras, rodadas de negócios, exposição de produtos e serviços. Na entrada, o Espaço Mini-Chefs proporcina diversão e brincadeiras para crianças.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais